Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

OIÁ E O BÚFALO INTERIOR

"Toda menina, toda mocinha e toda mulher têm dentro de si a força e o poder de um animal selvagem sagrado que, em certos momentos, devem ser colocados para fora, devem explodir para o universo com a mensagem de que fazemos para de tudo isto."

Quando digo "fazemos parte de tudo isto" refiro-me à nós, mulheres que vivemos intensamente apesar da configuração machista e sexista posta pela sociedade em que vivemos. Um dos problemas que tenho enfrentado em meu trabalho como educadora e que a contemporaneidade trouxe, é que meninas cada vez mais novas estão precisando resgatar a auto estima feminina no sentido da não vulgarização do ser mulher.

A criança negra e sua identidade deteriodada pelas ações constantes do racismo, necessitam conhecer heróis e heroínas negros e o valor de sua ancestralidade africana, para que assim, possa ter orgulho de ser quem é. Oiá, também conhecida por Iansã, foi uma grande mulher. Guerreira e mãe de 16 filhos, os criou para a autonomia. E ela mesma, independente que era, lutou com todas as forças contra o machismo da época.

Ilustração: Josias Marinho

Um comentário:

  1. Oi Kiu!!!
    Maravilha seu livro, você sabe o quanto esperamos para expandir a representação das crianças com princesas negras, mostrar nosso valor cultural na contramão da cultura de massa e dos esteriótipos que acabam com a identidade das nossas crianças. Este livro é chave na biblioteca da escola.
    Bjs!
    Mislene

    ResponderExcluir